COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA

8ºANO

QUESTÕES DE POTENCIAÇÃO.

01.  Calcular: 23; (-2)3; ; -23
02.  Calcular: (0,2)4; (0,1)3 
03.  Calcular: 2-3; (-2)-3; -2-3  
04.  O valor da expressão (-1)0 + (-6) : (-2) – 24 é:   
a) 20
b) -12
c) 19,5
d) 12
e) 10  

05.  (USF) Dadas as expressões A = -a2 – 2a + 5 e B = b2 + 2b + 5:  
a) Se a = 2 e b = -2, então A = B;
b) Se a = 2 e b = 2, então A = B;
c) Se a = -2 e b = -2, então A = B;
d) Se a = -2 e b = 2, então A = B;
e) Se a = -2 e b = 2, então A = B. 

06.  (UFSM)
Números que assustam:

* 5,68 bilhões de pessoas vivem hoje no planeta.
* 5,7 bilhões de pessoas eram estimadas para viver no planeta hoje.
* 90 milhões nascem a cada ano.
* 800 milhões passam fome.
* 8,5 é a média de filhos por mulher em Ruanda.
* 1,4% da renda mundial está nas mãos dos 20% mais pobres.
* 35 milhões de pessoas migraram do hemisfério Sul para o Norte nas últimas três décadas. (Fonte: ONU)  
De acordo com o texto, os números que representam a quantidade de pessoas que vivem no planeta, nasce a cada ano e passa fome são, respectivamente:  
a) 568 . 109; 9 . 106; 8 . 106
b) 5,68 . 106; 9 . 106; 8 . 106
c) 568 . 107; 9 . 107; 80 . 107
d) 56,8 . 109; 90 . 109; 8 . 109
e) 568 . 108; 90 . 106; 80 . 106  

07.  (FATEC) Das três sentenças abaixo: 
I. 2x+3 = 2x . 23
II. (25)x = 52x
III. 2x + 3x = 5x 
a) somente a I é verdadeira;
b) somente a II é verdadeira;
c) somente a III é verdadeira;
d) somente a II é falsa;
e) somente a III é falsa.  

08.  Simplificando a expressão [29 : (22 . 2)3]-3, obtém-se:  
a) 236
b) 2-30 
c) 2-6
d) 1
e) a  

09.  Se 53a = 64, o valor de 5-a é:  
a) –1/4
b) 1/40
c) 1/20
d) 1/8
e) ¼  
   
10.  (FUVEST) O valor de (0,2)3 + (0,16)2 é:   
a) 0,0264
b) 0,0336
c) 0,1056
d) 0,2568
e) 0,6256  



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Compensação para o 9º ano- 2º bimestre

DATA DE ENTREGA;

Questões » Equação do 2º grau

exercícios de fixação

1. Calcular o discriminante de cada equação e analisar as raízes em cada caso:
a)  x² + 9 x + 8 = 0         (R:-1 e -8)
b) 9 x² - 24 x + 16 = 0    (R:4/3)
c) x² - 2 x + 4 = 0           (vazio)
d) 3 x² - 15 x + 12 = 0    (R: 1 e 4)
e) 10 x² + 72 x - 64 = 0  (R:-8 e 4/5)
e) 5x² - 3x - 2 = 0
f) x² - 10x + 25 = 0
g) x² - x - 20 = 0
h) x² - 3x -4 = 0
i) x² - 8x + 7 = 0
RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU

1) x² - 5x + 6 = 0          (R: 2, 3)
2) x² - 8x + 12 = 0        (R: 2, 6)
3) x² + 2x - 8 = 0          (R: 2, -4)
4) x² - 5x + 8 = 0          (R: vazio)
5) 2x² - 8x + 8 = 0        (R: 2,)
6) x² - 4x - 5 = 0           (R: -1, 5)
7) -x² + x + 12 = 0        (R: -3, 4)
8) -x² + 6x - 5 = 0         (R: 1, 5)
9) 6x² + x - 1 = 0          (R: 1/3 , -1/2)
10) 3x² - 7x + 2 = 0      (R: 2, 1/3)
11) 2x² - 7x = 15          (R: 5, -3/2)
12) 4x² + 9 = 12x         (R: 3/2)
13) x² = x + 12             (R: -3 , 4)
14) 2x² = -12x - 18       (R: -3 )
15) x² + 9 = 4x             (R: vazio)
16) 25x² = 20x – 4       (R: 2/5)
17) 2x = 15 – x²           (R: 3, -5)
18) x² + 3x – 6 = -8      (R: -1, -2)
19) x² + x – 7 = 5         (R: -4 , 3)
20) 4x² - x + 1 = x + 3x²         (R: 1)
21) 3x² + 5x = -x – 9 + 2x²     (R: -3)
22) 4 + x ( x - 4) = x               (R: 1,4)
23) x ( x + 3) – 40 = 0    (R: 5, -8)
24) x² + 5x + 6 = 0         (R:-2,-3)
25) x² - 7x + 12 = 0        (R:3,4)
26) x² + 5x + 4 = 0         (R:-1,-4)
27) 7x² + x + 2 = 0         (vazio)
28) x² - 18x + 45 = 0      (R:3,15)
29) -x² - x + 30 = 0         (R:-6,5)
30) x² - 6x + 9 = 0          (R:3)
31) (x + 3)² = 1              (R:-2,-4)
32) (x - 5)² = 1               (R:3,7)
33) (2x - 4)² = 0             (R:2)
34) (x - 3)² = -2x²           (R:vazio)
35) Quais são as soluções da equação 3x² - 12 = 0?
36) x² + 3x - 28 = 0       (R: -7,4)
37) 3x² - 4x + 2 = 0       (R: vazio)
38) x² - 3 = 4x + 2         (R: -1,5)

PROBLEMAS COM EQUAÇÃO DO 2° GRAU

1) A soma de um numero com o seu quadrado é 90. Calcule esse numero. (R: 9 e -10)

2) A soma do quadrado de um número com o próprio número é 12. Calcule esse numero. (R: 3 e -4)

3) O quadrado menos o dobro de um número é igual a -1. Calcule esse número. (R: 1)

4) A diferença entre o quadrado e o dobro de um mesmo número é 80. Calcule esse número (R: 10 e -8)

5) O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse número.         Calcule esse número (R: 5)

6) A soma do quadrado de um número com o seu triplo é igual a 7 vezes esse número. Calcule esse número. (R: 0 e 4)

7) O quadrado menos o quádruplo de um numero é igual a 5. Calcule esse número      (R: 5 e -1)

8) O quadrado de um número é igual ao produto desse número por 3, mais 18. Qual é esse numero? (R: 6 e -3)

9) O dobro do quadrado de um número é igual ao produto desse numero por 7 menos 3. Qual é esse numero? (R: 3 e ½)

10) O quadrado de um número menos o triplo do seu sucessivo é igual a 15. Qual é esse numero?(R: 6 e -3)

11) Qual o número que somado com seu quadrado resulta em 56? (R: -8 e 7)

12) Um numero ao quadrado mais o dobro desse número é igual a 35. Qual é esse número ? (R: -7 e 5)

13) O quadrado de um número menos o seu triplo é igual a 40. Qual é esse número? (R: 8 e -5)

14) Calcule um número inteiro tal que três vezes o quadrado desse número menos o dobro desse número seja igual a 40. (R: 4)

15) Calcule um número inteiro e positivo tal que seu quadrado menos o dobro desse número seja igual a 48. (R: 8)

16) O triplo de um número menos o quadrado desse número é igual a 2. Qual é esse número? (R: 1 e 2)

17) Qual é o número , cujo quadrado mais seu triplo é igual a 40? (R: 5 , -8)

18) O quadrado de um número diminuido de 15 é igual ao seu dobro. Calcule esse número.  (R: 5 e -3)

19) Determine um número tal que seu quadrado diminuído do seu triplo é igual a 26. (R: 7 e -4)

20) Se do quadrado de um número, negativo subtraimos 7, o resto será 42. Qual é esse número?  (R: -7)

21) A diferença entre o dobro do quadrado de um número positivo e o triplo desse número é 77. Calcule o número. (R: 7)

22) Determine dois números ímpares consecutivos cujo produto seja 143. (R: 11 e 13 ou -11, -13)

23) Um azulejista usou 2000 azulejos quadrados e iguais para revestir 45m² de parede. Qual é a medida do lado de cada azulejo? (R:15 cm)

RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES INCOMPLETAS

Resolver uma equação é determinar todas as suas soluções. Vejamos, através de exemplos, como se resolvem as equações incompletas do 2° grau

1° CASO – equações da forma ax² + c = 0, (b = 0)
Exemplos:
1) x² - 25 = 0
    x² = 25
    x = √25
    x = 5
    logo V = (+5 e -5)

2) 2x² - 18 = 0
    2x² = 18
    x² = 18/2
    x² = 9
    x = √9
    x = 3
    logo V = (-3 e +3)

3) 7x² - 14 = 0
    7x² = 14
    x² = 14/7
    x² = 2
    x = √2
    logo V = (-√2 e +√2)

4) x² + 25 = 0
    x² = -25
    x = √-25
    obs: não existe nenhum número real que elevado ao quadrado seja igual a -25
EXERCÍCIOS

1) Resolva as seguintes equações do 2° grau
    a) x² - 49 = 0                  (R: -7 e +7)
    b) x² = 1                         (R: +1 e -1)
    c) 2x² - 50 = 0                 (R: 5 e -5)
    d) 7x² - 7 = 0                   (R: 1 e -1)
    e) 5x² - 15 = 0                 (R: √3 e -√3)
    f) 21 = 7x²                       (R: √3 e -√3)
    g) 5x² + 20 = 0                (R: vazio)
    h) 7x² + 2 = 30                (R: 2 e -2 )
    i) 2x² - 90 = 8                  (R: 7 e -7)
    j) 4x² - 27 = x²                 (R:3 e -3)
    k) 8x² = 60 – 7x²              (R: 2 e -2)
    l) 3(x² - 1 ) = 24               (R: 3 e -3)
    m) 2(x² - 1) = x² + 7         (R:3 e -3)
    n) 5(x² - 1) = 4(x² + 1)      (R:3 e -3)
    o) (x – 3)(x + 4) + 8 = x    (R:2 e -2)

2° CASO: Equações da forma ax² + bx = 0 (c = 0)
Propriedade: Para que um produto seja nulo é preciso que um dos fatores seja zero .

Exemplos
1) resolver x² - 5x = 0
    fatorando x(x – 5) = 0
    deixando um dos fatores nulo temos x = 0
    e o outro x – 5 = 0 , passando o 5 para o outro lado do igual temos x = 5
    logo, V = (0 e 5)

2) resolver: 3x² - 10x = 0
    fatorando: x(3x – 10) = 0
    deixando um dos fatores nulo temos x = 0
    Tendo também 3x – 10 = 0
    3x = 10
    x = 10/3
    logo V= (0 e 10/3)
    Observe que, nesse caso, uma das raízes é sempre zero.
EXERCÍCIOS

1) Resolva as seguintes equações do 2° grau.
    a) x² - 7x = 0        (R: 0 e 7)
    b) x² + 5x = 0       (R: 0 e -5)
    c) 4x² - 9x = 0      (R: 0 e 9/4)
    d) 3x² + 5x =0      (R: 0 e -5/3)
    e) 4x² - 12x = 0    (R: 0 e 3)
    f) 5x² + x = 0        (R: 0 e -1/5)
    g) x² + x = 0         (R: 0 e -1)
    h) 7x² - x = 0        (R: 0 e 1/7)
    i) 2x² = 7x            (R: 0 e 7/2)
    j) 2x² = 8x            (R: 0 e 4)
    k) 7x² = -14x        (R: 0 e -2)
    l) -2x² + 10x = 0    (R: 0 e 5)

2) Resolva as seguintes equações do 2° grau
    a) x² + x (x – 6) = 0        (R: 0 e 3)
    b) x(x + 3) = 5x              (R: 0 e 2)
    c) x(x – 3) -2 (x - 3) = 6   (R: 0 e 5)
    d) (x + 5)² = 25               (R: 0 e -10)
    e) (x – 2)² = 4 – 9x          (R: 0 e -5)
    f) (x + 1) (x – 3) = -3        (R: 0 e 2)
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3° ANO DO ENSINO MÉDIO.
ALINHAMENTO DE TÊS PONTOS.
 1-) Seja um triângulo cujos vértices são: A(2,4), B(-5,5) e C(5,0). Determine as coordenadas do baricentro.

2-) Sabendo que A(x, y), B (-1, 8) e C (3, -10) são vértices de um triângulo cujo baricentro é o ponto G (3, -2). Determine as coordenadas do vértice A.

3-) Os vértices de um triângulo são A(1, -3), B(3, -5) e C (-5, 7). Determine os pontos médios M, N e P, respectivamente, de AB, BC e CA, e os baricentros G1 e G2, respectivamente do ΔABC e do Δ MNP.

4-) O baricentro (também conhecido como centro de gravidade) do triângulo ABC onde A(3,5) , B(4, -1) e C(11, 8) será o ponto G(6, 4). Verifique com o uso direto da fórmula se a afirmativa é verdadeira.

5-) Conhecendo-se o baricentro G (3,5), do triângulo ABC onde  A(2,5) , C(-4,6) , qual o valor da coordenada de B?

6-) Os pontos A(m, 7), B(0, n) e C(3, 1) são os vértices de um triângulo cujo baricentro é o ponto G(6, 11). Calcule o valor de m2 + n2.

7-) Seja um triângulo cujos vértices são A (2, 4), B (5, 7), C (8, 1); calcule as coordenadas do baricentro.

8-) Sabendo que G(2;-4) é o baricentro do triângulo de vértice P(-2;1), Q(5;-6) e R(x,y), calcule x e y.

9-) Qual as coordenadas do baricentro que determina o triângulo de pontos

A(-3;-1), B(-2;4) e C(2;3)?


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